sábado, 12 de junho de 2010

Amor ou Paixão?

Encontrar os significados de amor e paixão no dicionário qualquer um pode fazer, mas tente responder a seguinte pergunta: Você sabe diferencia-los?


É isso que a maioria das pessoas não sabe fazer. Ou porque nunca se apaixonou, ou porque nunca amou, ou ainda porque simplesmente nunca parou para pensar nos seus sentimentos. A vida nos dias de hoje é tão corrida e imparcial que as pessoas podem não ter tempo nem cabeça para pensar em amor. Me arriscarei hoje, às 14h e 31min, Dia dos Namorados, a diferenciar esses dois sentimentos:

           Você já sentiu suas pernas moles e uma impressão de que você tinha acabado de levar um soco no estômago? Depois de te adicionar no orkut, seguir no twitter, e pedir o msn, querendo ou não, você vai ficar sabendo mais da vida da pessoa. Até ai tudo bem, amigos também aparecem na nossa vida dessa forma. Mas e quando a conversa no msn fica mais constante? E quando se torna diária? Você, que provavelmente já anda pensando um pouco mais nessa pessoa começa a criar mais e mais situações, onde (adivinha?) vocês estão juntos. Pensar em como seria se esta pessoa estivesse ao seu lado não é nenhum tipo de crime, MAS, veja bem você anda pensando mais na dita cuja.

          Definir paixão parcialmente seria muito fácil. É só dizer que paixão é o que antecede o amor. Mas o que exatamente antecede o amor? Bom, o começo de tudo seriam esses tais pensamentos. Depois, você começaria a se preocupar quando, por exemplo, a pessoa não entar no msn, ou não falar com você. Se você for falar com a pessoa quer dizer que realmente se importa, e se preocupa. E aquela coisa que você sente quando ela te diz que não esta nada bem, que o mundo dela está caindo, e que ela se sente perdida e confusa, porque você sente? Você sente isso porque a relação entre vocês já aumentou, ultrapassando os limites da amizade. E então a certeza de que é preciso ajudar aquela pessoa toma conta de você, e é isso que você faz, e o pior: dizendo sempre no final “Conte comigo”. A importância dessa pessoa para você é maior, seu coração bate mais forte, você pensa nessa pessoa mais que o normal, enfim você se importa com o que ela esta sentindo e com o que ela pensa. Você está apaixonado.

         Preocupação, cuidado, ciúme, amizade, companheirismo, compreensão, paciência, tolerância, confiança (...) pra mim, são tipos de amor. E o amor de verdade, é a junção de todos esses num só. Quando você esta amando, você já não tem mais aquela impressão de que seu coração vai sair pela boca, de que você pode desmaiar a qualquer momento, e de que suas mãos estão sempre suadas. Isso ainda existe, mas o que eu quero dizer, é que agora que vocês já tem conhecimento dos sentimentos um do outro tudo parece ficar mais tranquilo. Se o amor for verdadeiro, você tem a impressão de que é eterno, e seu coração até parece ter parado de bater toda vez que a pessoa fala ‘Eu te amo’, ou quando demonstra todo o carinho que sente por você. Amor é cuidado, é querer descobrir tudo bem devagarzinho pra que vocês sempre tenham alguma mania nova para contar. Amar é fazer parte da vida daquela pessoa mesmo que longe. É confiar, se preocupar e querer proteger. Amar é saber esperar pacientemente pela pessoa que parece confusa. Amar é querer sempre o melhor. Não acredito quando vejo as pessoas falarem que não acreditam em amor. O amor esta ai, para ser descoberto. O amor esta dentro do seu coração, só esperando quem o faça crescer e encher seus olhos com a felicidade mais bonita: a de amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...